HOME   |   Inspiração  |   IAWA convida mulheres latino-americanas a compartilharem seus legados na arquitetura

IAWA convida mulheres latino-americanas a compartilharem seus legados na arquitetura

Inspiração
27/06/2016
O objetivo é fazer uma busca profunda do trabalho das pioneiras na arquitetura da paisagem na América Latina. Este chamado também aproveita a oportunidade para convidar mulheres ligadas à arquitetura, urbanismo e outras áreas relacionadas a compartilharem suas histórias.

A Iniciativa Latinoamericana de Paisagem (LALI) junto com o Arquivo Internacional de Mulheres na Arquitetura (IAWA) abre a convocação para iniciar uma busca profunda do trabalho das pioneiras na arquitetura da paisagem na América Latina. Este chamado tem o objetivo não apenas de conservar o legado arquitetônico em termos de paisagismo, mas também aproveita a oportunidade para convidar mulheres ligadas à arquitetura, urbanismo e outras áreas relacionadas a compartilharem suas histórias.

A IAWA foi fundada há 30 anos com a convicção de que as contribuições feitas no entorno urbano pelas mulheres continuam sendo ignoradas e sem informações disponíveis facilmente. Valiosos materiais das práticas das mulheres tem sido perdidos na história. O trabalho, então, é de fazer conhecer as contribuições ao entorno urbano realizadas por mulheres arquitetas e reunir todas estas experiências em arquivos abertos ao público.

Para ajudar a apresentar uma visão equilibrada da arquitetura e fomentar a investigação, a IAWA nesta recente iniciativa, tem como alvo principal trabalhos de arquitetas latino-americanas realizados antes e durante o século XX que tenham sido pioneiros de algum modo.

A IAWA busca colecionar arquivos inteiros do trabalho das pioneiras da arquitetura em áreas relacionadas ao desenho; projetos completos de mulheres envolvidas nos problemas de projetos que tenham tido influência significativa na profissão e trabalhos individuais como desenhos de mulheres emergentes nessas áreas. O material pode incluir, além de senhos e projetos, textos originais, livros, catálogos, resumos e materiais bibliográficos, ferramentos de desenho, diários pessoais, fotos pessoais e obras, maquetes, arte, enfim, todo o material que possa revelar os aspectos dessas pioneiras.

Dentre os exemplos notáveis que compõem a coleção da IAWA estão a primeira mulher graduada nos EUA, a primeira licenciada no Paquistão, a mulher que inventou o bloco cerâmico, a primeira acadêmica, duas das aprendizes de Frank Lloyd Wright, a mulher que fundou sua própria empresa de revestimentos de pedra no século XVIII em Londres, entre outras.

Para entrar em contato com a IAWA ou sugerir nomes, favor contatar a Paola Zellner (pazb@vt.edu) – School of Architecture + Design Secretary, Board of Advisors, International Archive of Women in Architecture Center (IAWA).

Mais informações: https://lali-iniciativa.com/2016/05/05/convocatoria-pioneras-de-la-arquitectura-del-paisaje-latinoamericano/

captura-de-pantalla-2016-05-05-a-las-19-04-00

 

 

Comentários: