HOME   |   Inspiração, Interiores  |   Revestimento natural que dispensa manutenção é opção para jardim vertical interno

Revestimento natural que dispensa manutenção é opção para jardim vertical interno

Inspiração, Interiores
11/07/2016
Líquem natural estabilizado de origem escandinava já está disponível no Brasil e é opção para ambientes internos com dificuldade de realizar manutenção. Além da praticidade, o revestimento tem certificado fitossanitário, reduz a umidade do ambiente e é bom isolante acústico.

Trabalhar com elementos naturais em clínicas e lugares de manipulação de comida que exigem a certificação fitossanitária costuma ser um desafio para o arquiteto. A mesma situação acontece em lugares com dificuldade de iluminação e de manutenção. O resultado é que não raras vezes a natureza acaba ficando do lado de fora do projeto.

Pensando nisso é que o agrônomo Stefano Laprocina patenteou em 2008 a Moss Wall, ou parede de musgo, que agora chega ao Brasil. Está atualmente em sua quarta geração, é customizável na sua forma, tamanho e cor, e que não requer manutenção alguma. São placas revestidas de um líquen natural estabilizado proveniente da Escandinavia e tem certificado contra incêndio e certificado fitossanitário. O revestimento fica preservado de forma intacta ao longo dos anos em um ambiente interno que tenha o mínimo de 40% de umidade.

Toda esta solução foi apresentada no Salão do Móvel de Milão em 2009, quando o arquiteto italiano Giorgio Giuseppe Ferone conheceu o Moss Wall. A partir daí, Ferone o adotou como principal elemento quando precisa incluir uma decoração natural a algum ambiente. Segundo Ferone, a principal qualidade do Moss Wall é de que não precisar de infraestrutura. “O cliente mesmo parafusa e desparafusa, corta e coloca”, e completa:

“Ele é um elemento natural e vegetal que não origina umidade, não mofa, e ainda ajuda para a retirada do excesso de umidade e do mal cheiro”, conta Ferone.

O Moss Wall é inclusive comestível. Tendo como lema o respeito ao meio ambiente, a Moss Wall traz o verde natural para áreas internas, ajudando a tornar mais espontânea a relação entre o indivíduo e a natureza e explorando a habilidade deste verde de se adaptar a arquitetura projetada pelo homem.

Entre outras obras, Giuseppe Ferone foi o responsável pela instalação do Moss Wall na vitrine do único edifício de Richard Meier no Brasil, no Rio (abaixo).

00

Aqui no Estado a Moss Wall pode ser vista no ambiente dos arquitetos Maria Alice Crippa e Gustavo Assis até o dia 31 de Julho na Casa Cor Paraná 2016 em Curitiba, Ambiente Estar com Adega.

02

03

01

A Tradeplus é a distribuidora exclusiva da MOSS WALL® no Brasil.
Informações: Camila de Almeida (camiladealmeida@verdeprofilo.com)
Instagram: @tradeplus_import
Facebook: https://www.facebook.com/mosswallbrasil/

05

 

Comentários: