Até o dia 20 de outubro, representantes de 193 países membros da ONU estavam reunidos em Quito, capital do Equador, para participar da Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, a Habitat III. Além das delegações nacionais, autoridades regionais e locais, organizações da sociedade civil e entidades diversas estavam presentes, inclusive o CAU/BR, totalizando 45 mil inscritos.
No site exclusivo do evento, é possível ter acesso a informações diversas, como o documento oficial da Nova Agenda Urbana, Plano de Implementação de Quito, Programação do evento, entre outros.
Um dos principais objetivos do encontro foi a oficialização da “Declaração de Quito por Cidades Sustentáveis para Todos”, ou “Nova Agenda Urbana”, com 175 recomendações e diretrizes que objetivam transformar as cidades em ambientes sustentáveis em todas as dimensões: social, econômica e ambiental.
Clique aqui para acessar a íntegra da Nova Agenda Urbana.
Entre os temas que foram discutidos na Nova Agenda Urbana estavam: a visão do território como elemento essencial para o planejamento urbano, a contenção do espraiamento das cidades, os desafios da habitação de interesse social, a urgência da governança metropolitana, o estabelecimento de sistemas de gestão de terras e a necessidade de novas fontes de financiamento.
Clique aqui para conhecer os 30 pontos fundamentais da Nova Agenda Urbana.
Clique aqui para acessar a íntegra da Carta-Compromisso do CAU sobre a Nova Agenda Urbana.
Com informações do CAU/BR (Júlio Moreno) e Habitat3.org