HOME   |   Inspiração, Meio Ambiente  |   Arquiteto Luiz Reis lança campanha para finalizar projeto de cadeira que gera energia

Arquiteto Luiz Reis lança campanha para finalizar projeto de cadeira que gera energia

Inspiração, Meio Ambiente
24/10/2016
Por meio de campanha de financiamento coletivo, Luiz Reis pretende finalizar o projeto para disponibilização da Cadeira Energia em ambientes públicos. O primeiro protótipo será doado para o Hospital Erasto Gaertner com objetivo de atender pacientes, familiares e acompanhantes.

“O ser humano precisa fazer exercícios, os celulares precisam ser carregados”. Essa frase dá início ao projeto de financiamento coletivo do projeto Cadeira Energia, iniciativa do arquiteto Luiz Reis. O protótipo foi lançado com sucesso há um ano na Expo Curitiba, que tinha como objetivo apresentar ideias para Curitiba, e também participou da exposição: “Arquitetura para Curitiba: uma mostra em mutirão”.

Trata-se de uma cadeira (ou mobiliário urbano) que produz energia quando seus pedais são movimentados. Para ser criada, a Cadeira Energia contou com a parceria de estudantes da UFPR e foi testada quando seu sistema foi ligado à iluminação de uma sala de aula. A energia também pode ser armazenada, e utilizada para acionar dispositivos de baixo consumo, como baterias de celular e computador, ou ligar lâmpadas de led, relógios, sistemas de alarme, etc. Ao lado, uma entrada USB dá vazão à energia criada com o exercício físico.

Para o protótipo final, que está atualmente em Itaipu (na pré-incubadora da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu), Luiz Reis em conjunto com a equipe dele, irá desenvolver vários testes, tais como: materiais que visam durabilidade ao meio externo, equipamento eletrônico de geração de energia e carregador de celular desenvolvido por engenheiro elétrico, pesquisa em tecnologia de baixo custo de investimento e alta qualidade, inserção em mídia eletrônica e impressa, pesquisa de opinião aplicadas por empresa especializada, uso de materiais que visem a sustentabilidade com baixo consumo de energia.

“A ideia é que o equipamento possa ser implantado em praças públicas das cidades, contribuindo para a criação de ‘energia limpa’”, conta o arquiteto Luiz Reis.

Um dos maiores interessados é o Hospital Erasto Gaertner, que ganhará o protótipo inicial para que pacientes, familiares e acompanhantes possam recarregar suas baterias e também dos celulares deles.

Equipe participante

A equipe que trabalha diretamente no projeto é composta por: Luiz Reis arquiteto, FAUUMC pós graduado PUC PR arquitetura Bioambiental, primeiro lugar concurso internacional Design, IBAMA Movelsul, madeiras alternativa da Amazônia, com a cadeira Golden Age; Aloisio Leoni Schimid, Professor UFPR, Doutor, Engenheiro, com mestrado no Japão, e Doutorado na Alemanha Kassel, com livro publicado ( A ideia de conforto). Luza Basso Driessen, Arquiteta, trabalha com mobilidade urbana, ênfase projetos cicloviários. Alexandra Rospirski, estudante do 8º período de Engenharia Elétrica na Unioeste. Participa desde o 1º período no Grupo Cataratas de Eficiências Energética, responsável pela construção de protótipos de veículos. Katarine Bizzotto, estagiária escritório Arquitetura, quarto ano UFPR.

Serviço

A campanha da “Cadeira Energia” está disponível no site de financiamento coletivo Kickante. https://www.kickante.com.br/campanhas/cadeira-energia

 

image_83

Arquiteto Luiz Reis e a Cadeira Energia

Comentários: