HOME   |   Eventos, Patrimônio, Projeto, Topografia, Urbanismo  |   Arquitetos de Maringá recebem homenagens no Encontro COSU

Arquitetos de Maringá recebem homenagens no Encontro COSU

Eventos, Patrimônio, Projeto, Topografia, Urbanismo
30/01/2017
Os homenageados foram os arquitetos José Vicente Alves do Socorro, José Augusto Bellucci e José Carlos Bellucci pela relevância de seus trabalhos.

Os arquitetos José Vicente Alves do Socorro, ex-presidente do IAB/PR, ex-diretor de Planejamento da Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Maringá e atual diretor de Planejamento Urbano do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), além dos arquitetos José Augusto Bellucci e José Carlos Bellucci, foram homenageados no no 151 COSU Reunião do Conselho Superior do IAB em Maringá-PR.

O arquiteto José Vicente Alves do Socorro foi reconhecido pela relevância de seu trabalho, que inclui o Plano Diretor do Município de Maringá – cidade desenhada com uma base urbanística amplamente conhecida  por sua excepcional qualidade, sendo seu traçado interpretado e mantido nas sucessivas expansões.

Conforme moção do evento: “Considerando que essas expansões fossem traçadas e orientadas pelo referido colega com compromisso, qualidade e relevantes contribuições em relação ao traçado original e o tempo destinado ao Serviço Público Municipal, desde a década de 1960, no âmbito do planejamento urbano, o Departamento do IAB do Paraná Delibera Louvar o trabalho do arquiteto José Vicente Alves do Socorro e seu profícuo trabalho profissional na cidade de Maringá.

(Da esquerda para a direita) Anibal Verri Júnior, presidente do Núcleo Maringá do IAB/PR, José Socorro, e, Luiz Reis, Presidente do IAB/PR.

(Da esquerda para a direita) Anibal Verri Júnior, presidente do Núcleo Maringá do IAB/PR, José Socorro, e, Luiz Reis, Presidente do IAB/PR.

A relevância do legado do escritório Bellucci, constituído pelos arquitetos José Augusto Bellucci e José Carlos Bellucci, também teve uma Moção especial no evento. O escritório foi pioneiro na atuação da arquitetura em Maringá desde os anos 1950, através da contratação pelos diretores da Companhia Colonizadora e foram os responsáveis por imprimir o caráter de modernidade e alinhar a prática arquitetônica com os grandes centros.

A primeira obra do escritório – o Grande Hotel Maringá – foi tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual e após o projeto do Hotel, Bellucci desenhou uma série de obras de interesse público para o município, como: o Maringá Clube, a Catedral, Praças, o Cemitério, o Paço Municipal e um Teatro Municipal; além de outros projetos na região. Por estes motivos, e também “considerando a seriedade e o compromisso com os quais os arquitetos atuaram na cidade, produzindo um conjunto de obras de extrema importância e qualidade, o IAB/PR delibera: louvar o trabalho dos arquitetos José Augusto Bellucci e José Carlos Bellucci e seu profícuo trabalho profissional na cidade  de Maringá”, conforme diz o texto oficial da Moção Pública.

O COSU, Reunião do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil, ocorreu na cidade de Maringá (PR) entre os dias 25 a 28 de janeiro de 2017.

Comentários: