HOME   |   Concursos, Paisagismo, Urbanismo  |   Escritório de Arquitetura do Paraná é premiado no Concurso Parques Central e Sul de Águas Claras

Escritório de Arquitetura do Paraná é premiado no Concurso Parques Central e Sul de Águas Claras

Concursos, Paisagismo, Urbanismo
05/05/2017
O Estúdio 41 Arquitetura ficou com o terceiro lugar na premiação. O ganhador do concurso foi Sidonio Porto Arquitetos Associados ltda, de São Paulo. O concurso foi organizado pelo IAB/DF.

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal – IAB/DF, como organizador, e a Companhia Imobiliária de Brasília – TERRACAP, como entidade promotora, realizaram o Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura e Paisagismo para os Parques Central e Sul de Águas Claras, no Distrito Federal.

O objetivo do concurso foi a seleção, em duas etapas, da melhor proposta, visando à contratação da equipe técnica responsável pelo projeto vencedor para desenvolvimento do Anteprojeto, do Projeto Legal e do Projeto Executivo de Arquitetura, Paisagismo e Complementares.

O projeto de intervenção contempla propostas arquitetônicas, urbanísticas, ambientais e paisagísticas, que irão proporcionar a interação social, atividades e eventos culturais e esportivos, além de infraestrutura para comércio de pequeno porte, de acordo com as diretrizes apresentadas nas Bases do concurso.

Veja, a seguir, os premiados:

RIMEIRO LUGAR

1º lugar. Image Cortesia de IAB/DF
1º lugar. Image Cortesia de IAB/DF

Escritório: Sidonio Porto Arquitetos Associados ltda
Responsável Técnico: Lucia Toffolo de Macedo Porto
Co-Autores: 
Sidonio Porto e Sidney S. Linhares
Colaboradores: Marcio Macedo Porto, Larissa Gomes Anibal, Tomaz Cabrera, Tania Ricciardi Rodriguez, Gabriel Azevedo Farias, Daniele Crispim Purper, Elizabeth Cohen e Elaine Salles Biella

 Segundo o júri, “O projeto responde, de forma brilhante, ao desafio de um programa complexo, através de uma linguagem paisagística integradora.”

SEGUNDO LUGAR

 2º lugar. Image Cortesia de IAB/DF
2º lugar. Image Cortesia de IAB/DF

Escritório: S.Z Serviços de Arquitetura Urbanismo e Mobilidade ltda
Responsável Técnico: Roberto Zocchio Torresan
Co-autores: Fernando Botton, Priscilla Emi Kakazu e Marcelo Anaf
Colaboradora: Ana Campos e Pedro Meneghel
Consultor: Ricardo Vianna

2º lugar. Image Cortesia de IAB/DF
2º lugar. Image Cortesia de IAB/DF

Os jurados apontaram que “A proposta se destaca pelo tratamento paisagístico na escala do pedestre, apresenta soluções eficientes de drenagem, continuidade do sistema cicloviário e massa arbórea como elemento estruturante do projeto.”

TERCEIRO LUGAR

 3º lugar. Image Cortesia de IAB/DF
3º lugar. Image Cortesia de IAB/DF

Escritório: Estúdio 41 Arquitetura
Responsável Técnico: João Gabriel de Moura Rosa Cordeiro
Co-autores: João Gabriel Rosa, Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria e Martin Kaufer Goic (co-autor)
Colaboradores: Astrid Harumi Bueno e Felipe Sanquetta

3º lugar. Image Cortesia de IAB/DF
3º lugar. Image Cortesia de IAB/DF

De acordo com o júri do concurso, “O projeto apresenta desenho marcante e estruturador dos diferentes espaços do Parque, conduzindo a solução espacial em sintonia com o traçado urbano.”


Via Archdaily

Comentários: