HOME   |   IABPR, Sem categoria  |   IAB/PR tem resultado positivo com curso sobre Unidades de Conservação Urbanas

IAB/PR tem resultado positivo com curso sobre Unidades de Conservação Urbanas

IABPR, Sem categoria
07/06/2017
O Curso sobre "Criação e Gestão de Unidades de Conservação em Áreas Urbanas", ministrado pelo arquiteto e urbanista Miguel von Behr, estava aberto a profissionais e estudantes de todas as áreas e contou com 20 pessoas que tiveram acesso a conteúdos conceituais, legais e práticos.

Entre os dias 29/05 a 03/06 o Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Paraná, com apoio do CAU-Conselho de Arquitetos e Urbanistas do Paraná, realizou o curso “Criação e Gestão de Unidades de Conservação em Áreas Urbanas”. Ministrado pelo arquiteto e urbanista Mestre em Planejamento Urbano e Regional, Miguel von Behr, com experiência em mais de trinta anos com criação e implantação de diversas unidades de conservação pelo Brasil.

Um dos principais momentos do curso foi a visita técnica às trilhas urbanas do Refugio de Vida Silvestre do Bugio, maior deste tipo de categoria de unidade de conservação em área urbana do Brasil, onde com participação de Associação dos Moradores do Rio Bonito de Baixo, foi aplicado o conhecimento adquirido nos módulos. Segundo a bióloga e participante do curso, Ana Carolina Franken, o curso “Possibilitou entender a importância de garantirmos a existência de Unidades de Conservação Urbanas para a sociedade e a necessidade de que não apenas os profissionais da área ambiental, mas todos os outros profissionais devam agir como se nós fizéssemos parte da natureza e não somente um elemento à parte”, conta Franken. A arquiteta e urbanista Iaci Morata Martins, que veio especialmente de São Paulo para fazer o curso, nos coloca que: “O curso abre perspectivas para melhorar a qualidade dos espaços urbanos inseridos em grandes áreas verdes. Vejo um amplo movimento para a implementação de Unidades de Conservação nas cidades para trazer mais qualidade de vida e resolução dos problemas ambientais que temos atualmente, principalmente em relação à expansão urbana desordenada, integrando o Plano Diretor e o Plano de Manejo, principais instrumentos de planejamento da cidade e das unidades de conservação”, finaliza Martins.

O presidente do IAB/PR, arquiteto Luiz Reis, também comemora os resultados do curso promovido pelo Instituto: “Contamos com alunos de várias áreas de conhecimento e tivemos como professor um dos maiores especialistas na área para falar sobre um tema que é total interesse da população brasileira, que já que é quase 90% urbana”, explica Reis. O presidente conclui: “As Unidades de Conservação Urbanas têm um potencial de impacto social enorme, mas para isso é necessário fazer com que a cidade e as áreas naturais protegidas urbanas sejam bons vizinhos na caminhada em direção à sustentabilidade”.

Para o Presidente do CAU-PR, Jeferson Dantas Navolar, “É importante a sociedade saber que o arquiteto urbanista tem a atribuição legal de atuar na gestão territorial e ambiental, motivo pelo qual o Conselho apoiou a realização do curso e recomendo a sua realização em outras cidades brasileiras com unidades de conservação” finaliza Navolar.

Caso tenha interesse em participar das próximas edições do curso: “Criação e Gestão de Unidades de Conservação em Áreas Urbanas”, entre em contato pelo email: iabpr@iabpr.org.br. Participe também da Rede Nacional de Unidades de Conservação Urbanas no Facebook (RENUURB).

 

 

Comentários: