HOME   |   Eventos, Projeto  |   IAB/PR e Caixa promovem novo curso

IAB/PR e Caixa promovem novo curso

Eventos, Projeto
08/09/2017
Novo curso terá como tema a "Orçamentação SINAPI - Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil" e será realizado nos dias 28 e 29 de setembro, no período da manhã, no CAU/PR. Inscrição custa R$ 130,00. Associado IAB/PR tem 30% de desconto.

Entre os dias 28 e 29 de setembro, o IAB/PR junto com a Caixa Econômica Federal promovem mais uma edição da série de Cursos sobre Adequações e Financiamento de Obras. O curso realizado no final de setembro será sobre “Orçamentação SINAPI –  Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil” e terá a duração de 8 horas/aula.

O curso será ministrado por Walmick Aparecido Souza Grassi, Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia (Institutos LACTEC, 2016), MBA Gestão e Negócios do Desenvolvimento Regional Sustentável (UFLA, 2011), Especialista em Gestão e Inovações Tecnológicas da Construção Civil (UFLA, 2005), Engenheiro Civil (UEL, 1986). É empregado da CAIXA desde 1989, pertencendo ao quadro próprio de profissionais de Engenharia. Tem experiência nas áreas de Habitação, Empreendimentos e Infraestruturas urbanas e rurais e Avaliação de Imóveis. Walmick é instrutor da CAIXA desde 2000 ministrando treinamentos nas áreas de Avaliação de Imóveis, Habitação, Infraestrutura e Engenharia de Custos para empregados da CAIXA e instituições conveniadas e governamentais.

Proposta do curso:

– Concepção do SINAPI
– Conceitos
– Formação de Preços
– Orçamentação

SERVIÇO

Curso “Orçamentação SINAPI –  Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil”.
Data: 28/09/17 e 28/09/17 (quinta e sexta-feira), das 8h30 as 12h30
Local: CAU/PR (Av. N. Sra. da Luz, 2530 – Jardim Social, Curitiba – PR)
Informações e inscrições: iabpr@iabpr.org.br
VAGAS LIMITADAS!

AS INSCRIÇÕES CUSTAM R$ 130,00.
ASSOCIADO IABPR TEM 30% DE DESCONTO.

 

 

Programação:

28/09 – 08h30 as 12h30
29/09 – 08h30 as 12h30

Sobre o SINAPI

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é indicado pelo Decreto 7983/2013, que estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, para obtenção de referência de custo, e pela Lei 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias.

Para permitir a utilização dessas referências a Caixa disponibiliza, a partir de links nesta página, os preços e custos do SINAPI para que possam ser consultados e utilizados como referência na elaboração de orçamentos.

A gestão do SINAPI é compartilhada entre Caixa e IBGE. A Caixa é responsável pela base técnica de engenharia (especificação de insumos, composições de serviços e orçamentos de referência) e pelo processamento de dados, e o IBGE, pela pesquisa mensal de preço, tratamento dos dados e formação dos índices. A manutenção das referências do SINAPI pela Caixa é realizada conforme Metodologias e Conceitos (ver links relacionados).

A adoção do SINAPI como referência de preços para serviços contratados com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) foi determinada inicialmente pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2003, perpetuando até 2013, quando foi suprimido da LDO para 2014, em função da publicação do Decreto 7983/2013.

Comentários: