HOME   |   Concursos, Projeto  |   Arquitetos de Curitiba ganham os 3 primeiros lugares no concurso da CODHAB-DF

Arquitetos de Curitiba ganham os 3 primeiros lugares no concurso da CODHAB-DF

Concursos, Projeto
25/10/2017
O resultado do Concurso Público Nacional de Projeto de Urbanismo e Arquitetura no Setor Habitacional Pôr do Sol, na Ceilândia foi divulgado no dia 20/10. A Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) anunciou os três primeiros colocados, que foram escolhidos dentre 24 projetos enviados de todo o país.

Os três primeiros lugares do Concurso Concurso Público Nacional de Projeto de Urbanismo e Arquitetura no Setor Habitacional Pôr do Sol, na Ceilândia, que foi realizado pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB-DF) foram conquistados por arquitetos curitibanos.

O ganhador foi o escritório Estúdio 41, representado por Emerson José Vidigal. Segundo o site da CODHAB-DF, o projeto “destacou-se por apresentar quatro tipologias habitacionais que promovem a diversidade e a dinâmica urbana, também demonstrada por meio de recuos, varandas e aberturas. Além disso, assimilou o projeto à área consolidada, à medida que o pedestre passeia pela alameda diretamente abastecida pelos equipamentos urbanos, formando o caminho da vizinhança”.

O segundo lugar ficou com a equipe dos arquitetos e urbanistas liderada por Vítor Jun Takahashi. “Ainda não temos um escritório formalizado e estamos lutando para que isso ocorra. Mesmo assim, em sete anos, já participamos de cerca de 30 concursos de arquitetura. Sem dúvida, pelo tamanho do certame, este segundo lugar é o nosso melhor resultado até agora”, revelou Takahashi, que tem a equipe formada por muitos ex-colegas da Universidade Federal do Paraná.

Já o terceiro lugar ficou com o escritório Grifo Arquitetura, do arquiteto e urbanista Igor Costa Spanger. As propostas foram avaliadas seguindo critérios como clareza, conceito e inovação, qualidade urbanística, paisagística e arquitetônica, mobilidade, acessibilidade e inclusão social, além de sustentabilidade e soluções passivas de conforto térmico e eficiência energética.

Homenagem do CAU/PR

O CAU/PR prestou homenagem aos ganhadores durante a Reunião Plenária de outubro do CAU/PR, que foi realizada na segunda-feira (23/10), na sede do Conselho, em Curitiba. Além de realizarem uma apresentação sobre cada projeto premiado, os profissionais vencedores do concurso receberam certificados de reconhecimento pelo trabalho e uma cópia do catálogo “Nos pormenores um universo – Centenário de João Vilanova Artigas”, que traz diversos projetos, fotos das obras, imagens de maquetes e até mesmo desenhos e pinturas de quem é considerado por especialistas como o principal nome da arquitetura paranaense. Depois da apresentação, os profissionais ainda responderam às perguntas dos conselheiros. O evento foi transmitido em tempo real pelo Facebook do CAU/PR.

Os conselheiros ressaltaram que o Concurso do Setor Habitacional Pôr do Sol é um dos mais importantes certames de projetos urbanísticos já realizados no país.

Agora, o escritório vencedor vai assinar um contrato com a CODHAB-DF para desenvolver o projeto executivo da obra. “Foi muito bom ficar em primeiro lugar e ver outros colegas da cidade premiados. Isso demonstra a força histórica do trabalho dos arquitetos paranaenses, que já ganharam diversos concursos importantes, especialmente na década de 1970. Acredito que nós estamos resgatando essa tradição”, enfatizou o arquiteto e urbanista Fábio Henrique Faria, do Estúdio 41.

O arquiteto e urbanista Igor Costa Spanger, do escritório Grifo Arquitetura – que participa de concursos há mais de dez anos, destacou a importância do reconhecimento do CAU/PR para os projetos premiados. “Nós batalhamos para que haja uma cultura de promoção de concursos nas cidades do Paraná e de todo o Brasil. Não temos dúvidas de que esse é o caminho para melhorar o nível da arquitetura do país inteiro. A atuação do Conselho e das entidades de arquitetura e urbanismo é fundamental para valorizar a profissão”, afirmou.

As imagens dos projetos vencedores podem ser acessadas aqui.

Mais informações: http://www.codhab.df.gov.br/postagem/888


Com informações do CAU/PR

 

Comentários: