HOME   |   Inspiração, Projeto  |   Estreia de documentário sobre Paulo Mendes da Rocha ocorrerá na Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná

Estreia de documentário sobre Paulo Mendes da Rocha ocorrerá na Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná

Inspiração, Projeto
07/11/2017
Promovido pelo CAU/PR, evento é gratuito: sessão terá a presença da diretora do longa-metragem e filha do Prêmio Pritzker 2006, Joana Mendes da Rocha
Sessões de cinema, palestras e encontros irão agitar as cidades de Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Pato Branco nesta semana. É que entre esta terça (07) e sexta-feira (10), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) promoverá a Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná.
 
As inscrições são gratuitas e a programação completa pode ser acessada no site www.caupr.gov.br
 
Um dos destaques da Semana será a pré-estreia do documentário “Tudo é Projeto”, que fala sobre a vida de Paulo Mendes da Rocha, um dos arquitetos mais renomados do mundo e que ganhou o Prêmio Pritzker, em 2006. O longa-metragem é marcado por uma conversa descontraída entre pai e filha: Joana Mendes da Rocha, que divide a direção com Patrícia Robano, é quem entrevista o arquiteto e urbanista e guia todo o documentário. Ela já confirmou presença na sessão programada para a quarta-feira (08), às 20h, no Cine Guarani (Avenida República Argentina, 3430 – Portão). “Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, adianta Joana na sinopse da produção.
 
Palestra com Nabil Bonduki
 
Outro ponto alto da Semana será a palestra do arquiteto e urbanista Nabil Bonduki.Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), especialista em planejamento urbano, ex-vereador e relator do Plano Diretor da capital paulista, Bonduki falará sobre “Arquitetura e Urbanismo e Gestão Participativa”.
 
A palestra será realizada na terça-feira (07), a partir das 19h30, na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro). O evento será transmitido ao vivo pelo Facebook do CAU/PR.
 
Vilanova Artigas em Cascavel, Londrina e Pato Branco
 
Além do documentário “Tudo é Projeto”, a Mostra Arquitetura, Cinema e Cidade terá a exibição de outros filmes no Cine Guarani, em Curitiba, como “Os Irmãos Roberto”, “Pedregulho – O Sonho é Possível”, “Traço Concreto” e “Vilanova Artigas – O Arquiteto e a Luz”.
 
O longa-metragem que aborda a vida do arquiteto e urbanista paranaense, João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), terá sessões especiais em Cascavel, Londrina e Pato Branco. O documentário tem depoimentos de colegas da geração de Artigas, como Ruy Othake e Paulo Mendes da Rocha, além da família e de outros personagens que o conheceram na intimidade, como o ator e amigo Juca de Oliveira.
 
Lançamento de Livro e Palestra em Maringá
 
Também na quarta-feira (08), o repórter da Folha de São Paulo e pesquisador de arquitetura e urbanismo, Raul Juste Lores, dará uma palestra e lançará o livro “São Paulo nas Alturas”.
 
De autoria do próprio jornalista, a obra fala sobre um período de grande transformação na cidade. Nos anos 1950, arquitetos modernos como Oscar Niemeyer, David Libeskind e Franz Heep passaram a ser mais e mais requisitados por uma renovada indústria imobiliária. “Copan, Itália, Nações Unidas, Conjunto Nacional, o centro comercial Grandes Galerias (hoje conhecido como Galeria do Rock) e vários outros prédios de grande qualidade arquitetônica foram erguidos nessa época e moldaram para sempre a imagem da capital paulista, espelhando sua pujança, seu dinamismo e sua modernidade”, diz o texto de divulgação do volume.
 
A palestra e o lançamento do livro ocorrerão a partir das 19h30, no Paço Municipal de Maringá – Auditório Hélio Moreira. Assim como os demais eventos da Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná, a entrada é gratuita.
 
Serviço:
Semana da Arquitetura e Urbanismo do Paraná
Data: de terça a sexta-feira (07 a 10 de novembro de 2017)
Participação e inscrições gratuitas
Acesse a programação completa: www.caupr.gov.br

Texto: CAU/PR

Comentários: