HOME   |   Eventos, Meio Ambiente  |   Finalistas da premiação internacional Solar Decathlon conversam no Café com Arquiteto IAB/PR

Finalistas da premiação internacional Solar Decathlon conversam no Café com Arquiteto IAB/PR

Eventos, Meio Ambiente
30/04/2019
Alexandre Ruiz e outros integrantes da equipe de arquitetos e engenheiros irão apresentar a experiência do Paraná no evento internacional de energia solar referência no mundo.

O Instituto de Arquitetos do Brasil Departamento do Paraná – IAB/PR promove na próxima quarta-feira, dia 08 de maio, mais uma edição do Café com Arquiteto. O evento terá como convidado o arquiteto Alexandre Ruiz, além de integrantes da equipe paranaense que foram destaques na última edição no Solar Decathlon – premiação que ocorre a cada dois anos promovida pelo Departamento de Energia Solar dos EUA voltada para estudantes de universidades de todo o mundo.

A edição 2019-2020 acaba de ser finalizada e o projeto desenvolvido por quatro professores e seis estudantes de pós-graduação da UFPR foi destaque no evento, que ocorreu entre os dias 12 e 14 de abril, nos Estados Unidos. O trabalho ficou entre oito finalistas, sendo o único de universidade brasileira, na categoria Escolas da competição internacional, com o primeiro lugar na votação de júri popular.

Ao todo, foram mais de 10 categorias de prêmios que desafiaram as equipes de estudantes a projetar e construir edifícios altamente eficientes e inovadores alimentados por energia renovável. Os vencedores foram as equipes que melhor combinaram excelência em arquitetura e engenharia de design com inovação, potencial de mercado, eficiência de construção e produção de energia inteligente.

O professor Aaloisio Leoni Schmid (DAU) é o coordenador da disciplina Solar Decatlhon na UFPR, e, foi quem teve a ideia de participar da competição. Os pós-graduandos Alexandre Ruiz da Rosa, Rafael Santos Fischer, Julia Blasius, Flávia Aparecida Silveira, Sofia Hinkel Dias e Luiz Gustavo Grochoski Singesi, e ainda os professores Maria Regina Leoni Schmid Sarro (DAU) e Márcio Henrique de Sousa Carboni (DEGRAF) integraram a disciplina criada no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC, do Setor de Tecnologia da UFPR) e que se estendeu de setembro/18 a abril/19, sob responsabilidade de Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima (DAU) e Aloísio Leoni Schmid (DAU). As empresas Copel, Pisossul, Crosslam, Sunew e Prefeitura de Piraquara apoiaram o projeto. A Portal IC (galpões industriais) patrocinou. A EPI consultoria identificou a oportunidade de unir os intentos da Portal IC com o projeto concebido e desenvolvido inteiramente pela equipe da UFPR citada, com apoio do Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) e da Agência UFPR Internacional (AUI).

 

REDUZ
Alexandre Ruiz
Alexandre Ruiz Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, 1998). Especialista em Desenho e Comprovação de Estruturas de Concreto, UPC (2000) e em Estudos Avançados de Projetos Arquitetônicos pela ETSAB –UPC (2006), Barcelona. Atualmente pesquisa fenomenologia da arquitetura no PPGECC – UFPR e é professor no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (desde 2010). Atuou como chefe de projetos no escritório Josep Maria Botey i Associats em Barcelona entre 2001 e 2007 e como design architect em Carr Cotter & Naessens, Irlanda de 2007 a 2009. Premiado em diversos concursos de arquitetura nacionais, é sócio fundador da Saboia Ruiz Arquitetos.
Parte da equipe da UFPR que participou da Solar Decathlon Design Challenge, nos Estados Unidos

Parte da equipe da UFPR que participou da Solar Decathlon Design Challenge, nos Estados Unidos

Espaço Cultural BRDE
A edição atual será realizada de forma inédita no histórico Espaço Cultural Palacete dos Leões. Recém reformado, o espaço é mantido e coordenado pelo BRDE, como mais uma alternativa de promoção cultural no Estado do Paraná. Considerado como um espaço nobre, o casarão da Rua João Gualberto, no Bairro Alto da Glória, por si só, é uma obra de arte. Concluída em 1902 para ser residência da família de Agostinho Ermelino de Leão Júnior, a construção testemunhou o ciclo da erva mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense, e é hoje tombada pelo patrimônio histórico. O espaço também foi cenário de importantes encontros sociais. Em 1906, por exemplo, hospedou o presidente da República, Affonso Penna, em sua visita à província do Paraná.
Serviço
Café com Arquiteto com Alexandre Ruiz e integrantes da equipe paranaense no Solar Decathlon
Quarta-feira, 08/05, às 08h30
Espaço Cultural Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 570 – Alto da Glória, Curitiba – PR)
Imprescindível a realização da inscrição abaixo:
 

Comentários: