Entre os dias 23 a 31 de maio de 2016 estarão abertas as inscrições para participar do “São Paulo Áreas 40“. Organizado pela WRI Brasil Cidades Sustentáveis e pela Bloomberg de Segurança no Trânsito (BIGRS), o concurso vai premiar as ideias mais inovadoras para destinadas a priorizar o deslocamento ativo de forma segura, saudável e sustentável.
Ao todo, as iniciativas deverão se concentrar em três movimentados bairros da cidade que tiveram velocidade reduzida a 40km/h: Brás, Santana e Lapa. A delimitação de Áreas 40 é uma medida adotada para minimizar o domínio do automóvel, inibindo sensivelmente seu uso, buscando, com isso, reduzir a severidade dos acidentes, conflitos, ruído, poluição do ar e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida urbana.
As ideias serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por CET-SP, SP Urbanismo, Subprefeituras, WRI Brasil Cidades Sustentáveis, Iniciativa Bloomberg de Segurança no Trânsito, NACTO Global Designing Cities Initiative e também pelos coletivos Cidade Ativa, Corridaamiga e Bike Anjo.
O edital do Concurso São Paulo Áreas 40 está disponível neste link.
O prêmio para os vencedores do concurso será uma viagem técnica a Cidade do México, acompanhada por especialistas da organização promotora. Paralelamente ao Concurso de São Paulo, a organização também está promovendo o Concurso Acessibilidade para Todos, em Belo Horizonte, para democratizar o acesso a algumas áreas específicas da cidade e estimular o deslocamento a pé ou de bicicleta.
O WRI Brasil Cidades Sustentáveis trabalha com os gestores municipais e prefeitos das cidades para desenvolver projetos que tenham impactos reais, com foco em mobilidade, desenvolvimento urbano, segurança viária, resiliência e governança.