Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é a mais antiga agremiação relacionada à arquitetura e ao exercício da profissão de arquiteto-urbanista no país.

Sociedade federal, cultural e sem fins econômicos, o IAB tem entre seus objetivos o aprimoramento profissional, o desenvolvimento da arquitetura em prol da sociedade, bem como contribuir e zelar efetivamente na defesa do patrimônio cultural nacional.

O IAB está organizado em Departamentos Estaduais (26 Estados e Distrito Federal) e núcleos municipais, nas principais cidades do Brasil.

O Instituto de Arquitetos do Brasil é membro da União Internacional de Arquitetos – UIA (órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e ao espaço construído), da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos – FPAA e do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa – CIALP.

O Departamento do IAB no Estado do Paraná foi fundado no mesmo ano em que foi criado o curso de Arquitetura da UFPR, em agosto de 1962. A entidade conta, atualmente, com mais de 1.500 sócios efetivos no Estado.