Instituto de Arquitetos do Brasil

Departamento Paraná – Desde 1962 – Na elaboração de projetos pelo critério de qualidade, na formulação de políticas públicas, na defesa do meio ambiente e na inclusão social

CONCURSO ERBO STENZEL

A Prefeitura de Curitiba, o IPPUC e IAB/PR convidam os profissionais de Arquitetura a participar do Concurso Nacional de ESTUDO PRELIMINAR PRELIMINAR a CONCEPÇÃO ARTÍSTICA, PAISAGISMO E IMPLANTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DO MEMORIAL ERBO STENZEL

Todas as informações em: 

Hoje, o carnaval do Rio de Janeiro é reconhecido como “O Maior Espetáculo do Planeta”. A Passarela do Samba Professor Darcy Ribeiro contempla 60 mil metros quadrados de construção, uma pista de cerca de 700 metros de extensão e tem capacidade para receber até 64 mil pessoas. A proteção provisória da obra foi dada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde o ano de 2016, concedendo o tombamento oficial através de publicação no Diário Oficial da União somente em 22 de abril de 2021.

O IAB/PR, junto com a revista HABITAT, estão comprometidos com a valorização da arquitetura e do urbanismo, assim como o impacto das atribuições desta profissão em nossas cidades, na sociedade e nas manifestações artísticas, culturais e sociais. 

Vista aérea do desfile da Portela na Marquês de Sapucaí –
Fernando Maia/Divulgação/Riotur

À descoberta do
GENIUS LOCI VÊNETO
Asolo Art Film festival da cidade de Asolo
(Próvíncia de Treviso)

IAB Concurso Final 2023

Publicação Italiana
RIGENERA CIRCOLARE
Movimento internacional que contou com apoio do IAB/PR

Novo Calendário do Concurso Nacional de Arquitetura
em benefício do REFÚGIO BIOLÓGICO BELA VISTA – Foz do Iguaçu/PR

IAB/PR aprova primeiro Concurso de Projeto via lei de incentivo fiscal

O presente projeto pertence à primeira etapa da Reforma e Ampliação do Museu do Milênio, pois realizado o concurso e escolhido o melhor estudo, outro projeto será encaminhado ao Ministério da Cultura, com a finalidade de executar a obra.

Fundado em 1989, o Museu do Milênio foi criado com o intuito de resgatar e preservar a memória e a cultura do imigrante ucraniano em Prudentópolis/PR.

Para apoiar o projeto e buscar mais informações o contato é:

EMAIL
contato@kaptamais.com.br

FONES
+55 (45) 99968-9179 (Sandra Kleinschmitt)
+55 (45) 3055-3283 (Sandra Kleinschmitt)

RIGENERA
Festival de Arquitetura 2023

A Arquiteta italo-brasileira Lina Bo Bardi, dizia que: “Esperava salvar a humanidade com a arquitetura” referindo-se aos conceitos modernistas de sua época.

Em gênese, o recente movimento italiano, “RIGENERA CIRCOLARE”, aponta na mesma direção, através de um olhar atento sobre o ambiente construído que analisa os espaços sob a ótica qualitativa e humanística e não estritamente numérica e quantitativa. Sua postura alinha-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, o movimento “RIGINERA CIRCOLARE” vem pavimentando um caminho sustentável para a Arquitetura e as Cidades.

A cidade Reggio-Emilia está situada na região de Emília-Romanha, a apenas 70 quilômetros de distancia de Bolonha, cidade que ostenta a universidade mais antiga do mundo, fundada no ano de 1088. A Universidade de Bolonha teve como aluno o brilhante Nicolau Copérnico e, no final de década de noventa publicou a Declaração de Bolonha, marco referencial para a mudança das políticas de ensino na Itália e no mundo. Essa declaração reconhece a importância da educação para o desenvolvimento de sociedades tolerantes e democráticas. Na formação de base, a cidade de Reggio-Emilia também possui um sistema educacional próprio, o “Reggio Emilia Approach”, um modelo pedagógico desenvolvido no pós-guerra e que hoje é exportado como referencia para todo o mundo.

A região de Emília-Romanha também é conhecida por sua prosperidade econômica: com seus 4,4 milhões de habitantes possui a renda média per capita mais alta de toda Italia. A Ferrari, Maserati, Ducati, Lamborghini, que constituem o famoso polo auto-motor da Italia alí estão localizadas na região, conhecida como “Motor-Valley”. Somam-se ao polo turístico, gastronômico e da alta-costura italiana, contando com uma das maiores densidades de negócios cooperativos no mundo, o que explica o destaque econômico da região.

É com este substrato, cultural, educacional e econômico, que um grupo de arquitetos italianos, ligados às suas instituições, prepara-se para exportar para o mundo uma nova maneira de ver as cidades e os espaços construídos, colaborando com a ‘New European Bauhaus”. O movimento”RIGENERA CIRCOLARE”, tem por objetivo implementar um pacto ecológico para as cidades, através da cultura, integrando sustentabilidade ambiental, estética e a inclusão.

Assim, como Curitiba, através de sua historia contou com o olhar de diversos Arquitetos e Urbanistas que projetaram e construíram a cidade que tornou-se referência mundial em planejamento, despertou o interesse desse grupo de Arquitetos Italianos. Nesse momento, o grupo submete sua nova abordagem à apreciação dos Arquitetos e da Cidade de Curitiba, através da exposição 21 painéis de projetos italianos, cuja seleção foi feita através “Concurso de Projetos” para requalificar áreas socialmente degradas da Italia. A essa iniciativa se somam um ciclo de palestras, mesas de debates, e uma exposição conjunta com o IAB/PR que agrega 330 painéis de projetos de ambos os países. Esses paineis oferecidos à Cidade de Curitiba em homenagem ao seu aniversário, serão organizados em exposições localizadas nos espaços públicos da cidade.

Unidos pelo mesmo sentimento de Lina Bo Bardi, os arquitetos do Brasil e da Italia, em conjunto com suas instituições, com a sociedade e a classe política, estarão reunidos nos próximos dias em Curitiba para refletir sobre o futuro das nossas cidades contando com o aporte de um dos maiores movimentos de arquitetos da atualidade.

Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva Presidente do IAB/PR. – Gestão 2023/2025

RIGENERA – Ciclo de Palestras – 15 de setembro as 10h

RIGENERA – Manual IAB – Contratação de Projetos Via Concurso Público – 16h às 18h

Para maiores informações

Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é a mais antiga agremiação relacionada à arquitetura e ao exercício da profissão de arquiteto-urbanista no país.

Sociedade federal, cultural e sem fins econômicos, o IAB tem entre seus objetivos o aprimoramento profissional, o desenvolvimento da arquitetura em prol da sociedade, bem como contribuir e zelar efetivamente na defesa do patrimônio cultural nacional. O IAB está organizado em Departamentos Estaduais (26 Estados e Distrito Federal) e núcleos municipais, nas principais cidades do Brasil. O Instituto de Arquitetos do Brasil é membro da União Internacional de Arquitetos – UIA (órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e ao espaço construído), da Federação Panamericana de Associações de Arquitetos – FPAA e do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa – CIALP.